Cursos da UFPA

Ciência da Computação

Sobre o Curso:

• Descrição: O Curso Ciência da Computação tem o objetivo de formar recursos humanos para o desenvolvimento científico e tecnológico da computação, predominantemente na área de software, de modo a atender as necessidades da sociedade com a formação de um profissional competente, ativo, empreendedor, ético, consciente de seu papel social e de sua contribuição no avanço científico e tecnológico.
  • Base curricular: Algoritmos e programação, técnicas de construção, marketing, introdução à arquitetura de computadores, lógica, inglês instrumental, cálculo, matemática, técnicas digitais, probabilidade e estatística.
  • Área de atuação: O Bacharel em Ciência da Computação deve voltar-se para a arte da ciência e tecnologia da computação, de tal forma que suas atividades de pesquisa promovam o desenvolvimento tecnológico e ideias inovadoras, com capacidade para alavancar ou modificar o mercado de trabalho, incluindo o desenvolvimento de atividades empreendedoras.
  • Perfil do profissional: O profissional em Ciência da Computação deve ter raciocínio abstrato, habilidade mental, facilidade em álgebra, análise numérica e programação matemática, capacidade de expressão, interesse pelos fenômenos físicos e habilidade em redução.

Você Sabia?
A UFPA foi a primeira instituição do estado a criar um curso superior na área de informática. Desde 1980 eram ofertadas 30 vagas anuais no curso tecnológico em Processamento de Dados, o qual, em 1991, deu origem a graduação com o nome Ciência da Computação.

Contatos:

• Diretor:  Josivaldo Araújo
  • Vice: Regiane Kawasaki
  • Telefone: (91) 3201-7405
  • Site:  http://www.computacao.ufpa.br/
  • Localização: Desenvolve atividades no Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN)

Contatos Estudantis:

• Centro Acadêmico de Ciências da Computação

Identificação:

• Duração: 4 anos
  • Tipo: Bacharelado
  • Turno: Vespertino