Cursos da UFPA

Biotecnologia

Sobre o curso:

• Descrição: O Curso de Biotecnologia visa formar profissionais para atuar no desenvolvimento científico e na inovação tecnológica para a produção de bens e serviços, fazendo uso dos recursos biológicos existentes na Região Amazônica. A Biotecnologia é uma ciência antiga que caminha lado a lado com o futuro. Os processos fermentativos para a produção de vinhos e produtos derivados do leite, como manteiga, queijo e iogurte, o descobrimento da penicilina e de sua ação antibacteriana ou o desenvolvimento de insulina a partir de bactérias em laboratório para o tratamento de diabéticos são exemplos de pesquisas e descobertas da área, ou seja, são situações em que as células e moléculas atuam em benefício do homem.
  • Base curricular: o Biotecnólogo deve apresentar sólidos conhecimentos teóricos e práticos em biologia molecular, bioquímica, microbiologia, genética, imunologia, cultura de células e tecidos, além de disciplinas tecnológicas como matemática, física, química, informática, computação e engenharia de processos industriais.
  • Área de atuação: O campo de atuação do Biotecnólogo engloba todas as áreas que envolvem processos para aproveitamento da matéria e da energia de origem biológica, sendo estas industrialmente classificadas em: Indústria Alimentícia; Indústria Farmacêutica; Agroindústrias em geral (viti-vinícolas, suinocultura, avicultura, madeireira, etc.); e utilização de resíduos e tratamento de efluentes na Indústria de Fermentação e Enzimas.
  • Perfil do Profissional: O Bacharel em Biotecnologia deve ser capaz de formular e desenvolver estudos, projetos e pesquisas científicas em Biotecnologia, respondendo com agilidade e qualidade aos problemas diretamente ligados ao mercado de trabalho e à sociedade em geral, estando apto a desenvolver e adequar novas tecnologias de produção

Você sabia ?
 O curso foi ofertado pela primeira vez em 2009 e já formou a sua primeira turma. Entretanto a área de atuação da UFPA em Biotecnologia é a mais antiga e envolve vários projetos de pesquisa do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Instituto de Ciências Exatas (ICEN) e do Instituto de Tecnologia (ITEC).

Identificação:

• Duração: 4 anos
  • Tipo: Bacharelado
  • Turno: Vespertino
  • Período: 2ª e 4ª (Extensivo)
  • Oferta: Belém
  • Número de vagas anuais: 30
  • Demanda de Candidatos: 305
  • Nota do MEC: 03
  • Unidade Acadêmica: Faculdade de Biotecnologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB)

Mais Informações: