Programa Uniterci traz idosos para dentro da Universidade

Ações de arte, educação, saúde e informática modificam e valorizam o envelhecimento

Quem disse que velhice é tempo de ficar em casa dormindo ou jogando cartas? Idosos, cada vez mais ativos, encontram na Universidade Federal do Pará (UFPA) espaços para se desenvolver, aprender e interagir com outras gerações. Desde a década de 1990 mais de três mil idosos já participaram do Programa Universidade da Terceira Idade (Uniterci) e todos com mais de 55 anos podem se inscrever na iniciativa.

A coordenação do Uniterci explica que a ação busca a inclusão social de pessoas com mais de 55 anos que, por meio de diversos projetos e ações, podem retrabalhar e resignificar o conceito de velhice e, com isso, se sentir mais valorizado.

“Temos um fenômeno que demonstra a importância deste trabalho: o envelhecimento da população brasileira já que se estima que nos próximos 30 anos o número de idosos irá triplicar no país; e é imprescindível viver a longevidade com qualidade de vida e dignidade”, explica Maria Leonice, coordenadora do programa.

O programa reúne quatros projetos de grande importância para a formação desses idosos, são eles:

A terceira idade na Amazônia Arte e Cultura: O objetivo desse projeto é a redescobreta de novas potencialidades desses idosos. Idosos voluntários realizam palestras e oficinas para a confecção de artesanatos e feiras culturais para a exposição e venda desses produtos para ajudar na renda familiar das alunas idosas participantes do projeto.

Corpo movimento e qualidade de vida na terceira idade: Esse projeto trabalha o envelhecimento e a corporeidade, realisado através de uma parceria com os cursos de fisioterapia e terapia ocupacional, onde esses estudantes e profissionais realizam atividades de acordo com a particularidade de cada idoso; como o respirar, a postura corporal, se reconhecer como idoso, etc.

Educação permanente na área da graduação: Trata-se de uma parceria mantida com vários cursos de graduação da UFPA para disponibilizar vagas em algumas disciplinas dos cursos regulares da universidade especificamente para idosos inscritos no Uniterci. Como ouvintes, eles participam de todas as atividades realizadas dentro da sala de aula e o conhecimento adquirido por cada um é multiplicado dentro de suas comunidades.

Esta ação também tem como objetivo facilitar as relações intergeracionais e a troca de conhecimentos, fazendo com que os jovens universitários reconheçam o saber do idoso e os valorize a partir da área do conhecimento em que está se formando. Por outro lado, os idosos, em sala de aula, também entram em contato com a cultura e conhecimentos da nova geração.

Inclusão Digital: A ação Inclusão digital em parceria com os cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica da UFPA os alunos ministram aulas de informática básica e avançada para alunos idosos do programa Uniterci. E este é um dos projetos mais procurados pelos idosos que participam do Programa.

“Existe uma procura muito grande pelos idosos para esta ação, pois, eles querem aprender a enviar e-mail, mexer no facebook e participar das redes sociais. Essa inclusão digital é importante porque vivemos em uma sociedade do conhecimento. Uma sociedade onde as relações sociais e a forma de se comunicar estão mudando. Por isso, o idoso também sente interesse em se interar dessas novas formas de se comunicar”, considera Maria Leonice.

Serviço:
Anualmente a UFPA oferta cerca de 150 vagas para o Uniterci e as inscrições são realizadas no final do mês de fevereiro com início das atividades no mês de março. O ingresso no Programa é permitido a pessoas a partir dos 55 anos, mas quem tem mais de 60 anos têm prioridade.

Texto: Márcia Pinheiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Publicado em: 29/07/2016
Unidade: Faculdade de Serviço Social do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Status: Coordenação do projeto disponível para entrevistas.