Museu de Anatomia da UFPA permite “viagem” pelo corpo humano

Espaço pode receber gratuitamente visitantes individuais ou grupos escolares

Já imaginou como é o nosso corpo por dentro? E que tal ver um pulmão e um coração de verdade? Isso tudo é possível no Museu de Anatomia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Inaugurado em 2016, o museu funciona no prédio do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), no Campus Básico do Guamá.

O acervo do museu conta com órgãos de vários sistemas do corpo humano, como respiratório, cardiovascular, urinário, reprodutor, além de braços e pernas dissecados e ossos como crânio, tíbia, e úmero. O espaço também tem exposições interativas, exibição de fetos em formação e uma pequena exposição de fósseis.

Uma das peças do acervo que mais chamam atenção é um cadáver dissecado por estudantes de medicina. “Chamamos esta peça de ‘Múmia da Anatomia’”, conta a professora Roseane Borner, coordenadora do museu. Essa e outras peças auxiliam no aprendizado dos alunos, que são estimulados pela própria professora a criar novos métodos de estudo a partir de oficinas didáticas. Um deles é a construção de partes do corpo humano com gesso e tintas.

Segundo a professora Roseane Borner, o museu também é importante para proporcionar novas descobertas e campos de interesse aos próprios alunos do curso. “A descoberta da morfologia para alunos que ainda não tiveram contato com a anatomia é uma oportunidade para descobrir com quais áreas esses alunos se identificam na sua possível trajetória acadêmica”, destaca.

O Museu de Anatomia da UFPA é um importante espaço para desenvolver o conhecimento do assunto não só pela comunidade acadêmica, mas também por estudantes e visitantes de fora. A visitação ao museu é aberta das 8h às 18h. É possível agendar visitas com turmas de escolas, faculdades e universidades de dentro e de fora do estado. O agendamento deve ser feito por e-mail com 30 dias de antecedência.

Museu virtual - Além do espaço físico para visitação, o museu tem uma versão na web com atlas interativos, videoaulas e outros materiais para estudo criado por alunos de medicina da UFPA, Thales Alfaia e Zózimo Neto.

• SERVIÇO:

Museu de Anatomia da UFPA

Localizado no Instituto de Ciências Biológicas (ICB), no Campus Básico do Guamá.

Aberto de segunda à sexta, de 8h às 18h. Outras instituições podem fazer visita por agendamento.

Site: http://museuvirtual.wixsite.com/ufpa

Texto: João Pedro Bittencourt e Mariana Vieira - Assessoria de Comunicação da UFPA

registrado em: ,