Paraenses podem conhecer mais sobre o Universo em projeto da UFPA

Núcleo de Astronomia mostra que temos mais em comum com as estrelas do que imaginamos

Você já olhou para o céu a noite e se encantou com os mistérios que envolvem estrelas e planetas? Fica intrigado com eclipses e chuvas de meteoros? Pessoas de todas as idades podem conhecer mais sobre o Universo bem aqui na Universidade Federal do Pará (UFPA). Há mais de dez anos, o Núcleo de Astronomia (NASTRO) da UFPA realiza encontros sobre Astronomia e Astrofísica e ainda promove observações de fenômenos astronômicos.

O NASTRO funciona de segunda a sábado em diversos horários oferecendo aulas teóricas e práticas sobre o Universo e seus fenômenos. Também utiliza experimentos científicos relacionados à Astronomia e Astronáutica, incluindo o lançamento de foguetes a base de água. Além disso, escolas e grupos também podem agendar visitas ao NASTRO, e também convidar os integrantes do projeto para feiras e eventos escolares.

Não apenas curiosidade - Graças às pesquisas sobre Astronomia e Física, atualmente é possível saber exatamente quando vários fenômenos astronômicos (como eclipses) acontecem e não se trata apenas de curiosidade: Observar momentos marcantes do Universo colabora para o avanço da ciência aqui na Terra.

E porque olhar para cima? De acordo com Luís Crispino, coordenador do projeto, temos mais em comum com o Universo do que muita gente imagina. O pesquisador da UFPA revela que elementos químicos, como o Cálcio que faz parte da composição dos nossos ossos e dentes, vieram de muito longe. A maior parte das substâncias foi e continua sendo criada a partir das explosões de estrelas distantes.

“O Cálcio que está no nosso corpo surgiu bem longe (no tempo e no espaço), fora do Sistema Solar, e se condensou na Terra há quatro bilhões de anos atrás, quando o planeta se formou e acabou compondo nosso organismo. Por isso, saber mais sobre o Universo é descobrir mais sobre nós mesmos”, defende

Quartas e sábados – Atualmente, o NASTRO promove as “quartas astronômicas”. Estes encontros iniciam com seminários sobre vários temas e terminam com observações do céu a partir de telescópios. Se as condições meteorológicas não ajudarem, o grupo utiliza softwares para mostrar o céu como seria observado com os telescópios.

Já aos sábados, alunos do Ensino Básico de escolas de Belém se preparam para as Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica (OBA). Quem desejar pode fazer a inscrição no projeto e continuar a frequentar o Nastro também ao longo da semana.

·      Serviço:

As inscrições para participar da preparação oferecida pelo NASTRO para a OBA costumam ser realizadas no mês de fevereiro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sala 7 do Bloco “Q” do Campus Básico, onde o projeto funciona. As inscrições são mantidas até o preenchimento das vagas para alunos desde o 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Informações: (91) 3201-7889 ou e nos e-mails  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e ainda no site do projeto no endereço  http://nastro.ufpa.br/

Texto: Victor Oliveira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Publicado em: 27/12/2016
Unidade: Faculdade de Física do Instituto de Ciências Exatas e Naturais.
Status: Coordenação do projeto disponível para entrevistas.