Projetos Encerrados

Biblioteca de Mídias

Descrição: A Biblioteca Digital de Mídias da UFPA (Bimufpa) é um projeto disponibiliza conteúdos e dados sobre a produção de televisão e rádio no estado do Pará, possibilitando o acesso à informação à sociedade em geral, a realização de pesquisas sobre o tema na universidade e ainda o uso deste tipo de arquivo como material didático para professores da rede pública de ensino.

O acervo inclui programas (telejornais, novelas, programas de entrevista, de auditório, de entretenimento, infantis, dentre outros); notícias e reportagens; e peças de publicidade e propaganda, exibidas pelas emissoras de radiodifusão abertas do estado.

Funcionamento:

Devido a Lei de Propriedade Intelectual, a Bimufpa não disponibiliza diretamente os vídeos dos programas gravados na internet. O acervo expõe os roteiros dos programas de radio e telejornais com informações concisas sobre cada um tais como, localização, duração e resumo. Os roteiros indicam que o arquivo na íntegra existe na Ascom. Os pesquisadores e professores que tiverem interesse em adquirir cópias dos vídeos devem procurar a Biblioteca com DVDs e preencher um documento solicitando as cópias. O serviço é gratuito.

Projeto:
Projeto aprovado no edital Eixo Transversal 2012 - Inovação e Tecnologia, da Pró-reitoria de Extensão da UFPA (Proex)
Projeto renovado por meio do Edital Navega Saberes 2013 da Pró-reitoria de Extensão da UFPA (Proex).
Projeto renovado por meio do edital do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) 2016 da Pró-reitoria de Extensão da UFPA (Proex)

Clique aqui para ver o projeto completo.

Equipe:
Coordenadora: Glauce Monteiro
Integrantes: Cláudia Virgulino (Biblioteconomia), Cleonice Viana Nunes (Jornalismo), Ericka Pinto (Jornalista) e Rogério Andresson Silva (Publicidade).

Coordenadoria de Imprensa e Informação - Assessoria de Comunicação da UFPA (CII/Ascom)
(91) 3201.7463 / 3201.7577 / 8272.1100 (oi) / 981087087 (claro/whatsapp)